Eu gosto muito do Coldplay, desde antes deles se tornarem o mega-sucesso que são hoje. Desde os tempos de "Superstition", "Brothers & Sisters" e "Biger, Stronger".
Pois bem. Com seus nomes já escritos na história do rock, o quarteto inglês lança seu quarto álbum de estúdio entitulado "Viva La Vida or Death and All His Friends" (alguém lembrou do Rick Martin?Eu também!).
Com produção de Brian Eno, um som mais "cabeça", músicas longas, usando igrejas na Espanha como estúdio, referências a Frida Kahlo, um pouco de progressivo aqui, um muito de U2 ali, o disco mostra uma banda tentando a todo custo fugir dos rótulos mas sem abrir mão de um som pop e bem cuidado.
Parabéns pela investida! Isso mostra que o Coldplay não estava satisfeito com os estereótipos que vieram com a fama e procuram mostrar que são mais do que rostinhos bonitos(eu não resisti a piada!). Coisa difícil hoje em dia!
E ao mesmo tempo que a banda tenta mudar a forma como o mundo os vê, a gravadora faz um marketing cada vez mais agressivo com concursos no Youtube, streaming do disco inteiro no Myspace antes do lançamento, faixas na íntegra que podem ser baixadas de graça do site oficial. Tem dado certo. "Viva La Vida" bate recordes de vendagem tanto nos EUA quanto no Reino Unido. Um paradoxo, não?!
Mas ouvindo o disco(várias vezes) me vem sempre a pergunta "onde estão as canções?" As boas canções que sempre foram a marca registrada de Chris Martin e companhia?!
O resultado final, para mim, é negativo. "Viva La Vida" é um disco cheio de boas intenções, mas carente do principal: boas músicas!
E de boas intenções a indústria fonográfica está cheia!
Coldplay - Viva La Vida or Death and All His Friends (2008)
01. Life In Technicolor
02. Cemeteries of London
03. Lost!
04. 42
05. Lovers In Japan / Reign of Love
06. Yes
07. Viva La Vida
08. Violet Hill
09. Strawberry Swing
10. Death and All His Friends
Deixe um recado antes de partir!
* capa: divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário