Quebrando tudo nas bilheterias até o momento, "Batman:O Cavaleiro das Trevas" não decepciona!
Christopher Nolan, consegue realizar um longa mais sombrio, mais assustador e melhor desenvolvido do que a estréia do diretor na franquia, "Batman: Begins", de 2005.
O filme de Nolan segue o exemplo de sucessos recentes como "Homem-Aranha", "Sin City" e "300", provando que ser fiel ao universo de um personagem de quadrinhos pode ser sim um bom negócio para os ignorantes executivos de Hollywood.
Apesar de eu achar que o filme ainda poderia ter passado mais tempo na sala de edição para aparar algumas arestas do roteiro, não há nada que venha a comprometer o resultado final.
Os efeitos visuais e sonoros são impecáveis: em quase três horas de projeção, a platéia é bombardeada por luzes, explosões, lutas e perseguições em automóveis de tirar o fôlego! Favorecendo e muito a fotografia e a direção de arte, que exploram muito bem as cenas noturnas, sem esquecerem da Gotham City diurna - cinza e decadente.
No elenco, veteranos com Michael Caine, Gary Oldman e Morgan Freeman dispensam comentários e se o Coringa é a contraparte do psicótico homem-morcego, Heath Ledger também consegue compensar a inexpressiva atuação de Christian Bale com uma caracterização que o arquiinimigo de Batman merecia há muito tempo na telona. Dizer que o Coringa rouba o filme, é dizer o óbvio. Dizer que Ledger vai fazer falta ao cinema, também é cair em redundância!
Agora, embora todos os méritos de "Batman:O Cavaleiro das Trevas" não possam ser ignorados, este não é o filme definitivo do homem-morcego quando o assunto é roteiro. Ainda que a história não desaponte enquanto entretenimento, ela peca por não explorar a fundo a complexidade de um personagem principal tão rico, se mantendo sempre em um limite de segurança e comodismo.
Obras em papel e tinta como "Piada Mortal", "Asilo Arkham", "Batman: Ano Um" e a própria graphic novel que dá título ao longa(aliás, única semelhança com o filme de Nolan) ainda estão muito acima do que já foi exibido sobre o personagem no cinema. Os leitores do universo de Batman sabem muito bem do que estou falando.
Ainda assim, "Batman: O Cavaleiro das Trevas" é o melhor filme já feito com o homem-morcego e um dos melhores do ano!
Deixe um recado antes de partir!
*foto:divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário